segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ALGUIDAR
                                                    -nas olarias de São José-
CULTURA DE BASE LUSO-AÇORIANA

Vasilhame de barro, mais largo que alto, e cuja boca tem muito maior diâmetro que o fundo, vidrado por dentro e na borda.

         
                                           

Entre outras variedades de louças de barro, produzidas nas olarias de São José,SC-Brasil, o ALGUIDAR constituiá-se na peça de maior serventia da população litorânea do Estado de Santa Catarina.
Aqui, o ALGUIDAR é produzido em 4 tamanhos de diâmetros, que os diferenciam entre si, nomeados por oleiros, assim; alguidar grande 42-47 cm, alguidar do meio 32-37 cm, alguidar pequeno ou machuca 23-28 cm, e ainda o alguidarzinho ou mata fome 15-20 cm.
-O apelido machuca, é porque serve para machucar, socar o feijão.
-O apelido mata-fome, é porque serve para prato de se comer.      
Depois da secagem, vão ao forno para queimar ou biscoitar e voltam ao forno para vidração interna, ou seja, somente por dentro e a borda.
Até inícios da década dos nos 70 do século XX, o ALGUIDAR grande e o ALGUIDAR do meio, eram também, utilizados como lavabos e higiene pessoal, e adaptados em armação de pias residenciais.
O ALGUIDAR GRANDE e o ALGUIDAR do meio, são úteis também na Umbanda.




Significado de Alguidar - Etimologia                      
1.Vaso de barro ou metal, de uso doméstico, em forma de cone truncado invertido.
al.gui.dar

2.Vasilhame de madeira, cerâmica ou metal em forma de cone truncado invertido, que serve normalmente para lavar ou amassar.
Do árabe al-gidar (escudela grande).
Ababa, o mesmo que alguidar
Ababá, o mesmo que alguidar

CONJECTURA

A ocupação árabe-mouros na Península Ibérica, provavelmente, nos tenha deixado um pouco de herança da cerâmica e seus nomes como o ALGUIDAR.

HISTÓRIA
Portugal foi ocupado pelos Mouros até o século XII, alcançando sua indepedência como nação, numa longa guerra étnica e religiosa.
A indepência definitiva na batalha de Ourique em 1.139 e 1.147 na batalha pela tomada de Liboa e por última, a batalha de Albujarrota em 1385, na derrota imposta aos Castelhanos.



Diz-se em Portugal

“Num sistema democrático é absolutamente essencial, sempre que acontece um grande vazamento (que em regra só é grande se for na direcção da pobreza), a intervenção dos chamados "homens do alguidar": aqueles homens (ou mulheres) que, gerados na e pela "cultura central" da sociedade, procuram a todo o custo evitar que a água escorrente da tina se encaminhe para algum reservatório alternativo, lateral, do sistema, ou simplesmente que se espalhe de forma desordenada pelo chão”. 
 DicionárioInformal.com.br

Contos que conto
Quem conta um conto, aumenta um ponto  .  º
              -dito popular-                                         
Texto: Gilberto J. Machado
                  -Historiador-




Um comentário:

  1. Esse alguidar por acaso estariam pra venda?
    E como poderia adquirir ?
    Poderia fornecer a lista dos preços.
    Estaria interessada pelos médios e pequenos

    ResponderExcluir