quarta-feira, 12 de março de 2014

PONTES DO RIO MARUHY






PONTES DO RIO MARUHY
São José-SC
1851-1859-2002


Em conformidade a Relatórios Provinciais, a partir de 1835, pontilhão com pranchões de madeira, antecederam a construção da primeira ponte de madeira no Rio Marhuy, que serviam apenas para travessia de transeuntes a pé.

A primeira Ponte do Maruhy, assim escrita em 1851, na localidade de Ponte do Imaruhy no município de São José, foi inicialmente construída de madeira e concluida por conta do Ministério do Império, para a qual, teve a colaboração dos povos da região com a doação de alguns madteriais.

Falla que o presidente da provincia, o Exmo. Sr. r. João José Coutinho, dirigio á Assembléa Legislativa da mesma provincia, por occasião da abertura da sua sessão ordinaria, em o 1.o de março de 1851. Cidade do Desterro, Typ. do Novo Iris, 1851.

Em 1858,  na estrada do litoral deu-se princípio a construção da ponte do Maruhy de alvenaria e abóboda de tijolos em substituição a de madeira de 340 palmos, que já estava danificada.

A ponte terá 16 arcos de tijolos, fundados em pegões de alvenaria, principiada em 18 de novembro de 1857, espero vê-la concluída até o final do ano subsequente, se o tempo for favorável aos trabalhos.

Falla que o presidente da provincia de Santa Catharina, dr. João José Coutinho, dirigio á Assembléa Legislativa Provincial no acto da abertura de sua sessão ordinaria em o 1.o de março de 1858.

Em 1859  na estrada do litoral, concluiu-se a em julho a grande ponte do Maruhy, que foi principiada em novembro de 1957, tendo 342 palmos de comprimento. Também foram construídas as rampas de entradas e saídas do lado sul e norte de ligação com a referida ponte.



Falla 1859



Essa ponte em arco de tijolos, manteve-se ativa até fins da década de 90 do século XX. Nos anos de 1990 do século XX, era notório sua deteriorização pelo tempo de uso e colocava em risco o trânsito entre São José e Palhoça.

Após análise de engenharia, sob a administração e custos da Prefeitura Municipal de São José, uma nova ponte foi projetada.

Em 1998, fortes chuvas na região e a força da águas do Rio Maruhy, destruirão parte da cabeceira e 2 arcos  e a rampa pelo lado de Palhoça.

Acelerou-se o processo de construção de uma nova ponte. Uma nova ponte de colunas e pré-moldados de cimento armado e asfaltada na sua pista. Foi constrida também, uma nova pista asfaltado de acesso pelo lado de São José. As obras foram inciadas em 2000 e concluídas em 2002.

Em 2002, a nova ponte do Maruhy foi inaugurada no período de  administração 1996-2004 do Prefeito Dario Ellias Berger.

A velha ponte com 138 anos de serventia, construída em arco de tijolos e de forma artesanal, encontra-se em ruínas e destruída em mais de sua metade pela ação das águas do Maruhy, a espera pela demolição do tempo.






Contos que conto

Quem conta um conto, aumenta um ponto  .  º

              -dito popular-                                         

Texto: Gilberto J. Machado                                                                                                                                                 

                   Historiador












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