PONTES DO RIO MARUHY
São José-SC
1851-1859-2002
Em conformidade a Relatórios Provinciais, a partir de 1835, pontilhão com pranchões de madeira, antecederam a construção da primeira ponte de madeira no Rio Marhuy, que serviam apenas para travessia de transeuntes a pé.
A primeira Ponte do Maruhy, assim escrita em 1851, na
localidade de Ponte do Imaruhy no município de São José, foi inicialmente construída
de madeira e concluida por conta do Ministério do Império, para a qual, teve a
colaboração dos povos da região com a doação de alguns madteriais.
Falla que o presidente da provincia, o Exmo. Sr. r. João
José Coutinho, dirigio á Assembléa Legislativa da mesma provincia, por occasião
da abertura da sua sessão ordinaria, em o 1.o de março de 1851. Cidade do
Desterro, Typ. do Novo Iris, 1851.
Em 1858, na
estrada do litoral deu-se princípio a construção da ponte do Maruhy de
alvenaria e abóboda de tijolos em substituição a de madeira de 340 palmos, que
já estava danificada.
A ponte terá 16 arcos de tijolos, fundados em pegões de
alvenaria, principiada em 18 de novembro de 1857, espero vê-la concluída até o
final do ano subsequente, se o tempo for favorável aos trabalhos.
Falla que o presidente da provincia de Santa Catharina,
dr. João José Coutinho, dirigio á Assembléa Legislativa Provincial no acto da
abertura de sua sessão ordinaria em o 1.o de março de 1858.
Em
1859 na estrada do litoral, concluiu-se
a em julho a grande ponte do Maruhy, que foi principiada em novembro de 1957,
tendo 342 palmos de comprimento. Também foram construídas as rampas de entradas
e saídas do lado sul e norte de ligação com a referida ponte.
Falla
1859
Essa
ponte em arco de tijolos, manteve-se ativa até fins da década de 90 do século
XX. Nos anos de 1990 do século XX, era notório sua deteriorização pelo tempo de
uso e colocava em risco o trânsito entre São José e Palhoça.
Após
análise de engenharia, sob a administração e custos da Prefeitura Municipal de
São José, uma nova ponte foi projetada.
Em
1998, fortes chuvas na região e a força da águas do Rio Maruhy, destruirão
parte da cabeceira e 2 arcos e a rampa
pelo lado de Palhoça.
Acelerou-se
o processo de construção de uma nova ponte. Uma nova ponte de colunas e
pré-moldados de cimento armado e asfaltada na sua pista. Foi constrida também,
uma nova pista asfaltado de acesso pelo lado de São José. As obras foram
inciadas em 2000 e concluídas em 2002.
Em
2002, a nova ponte do Maruhy foi inaugurada no período de administração 1996-2004 do Prefeito Dario
Ellias Berger.
A
velha ponte com 138 anos de serventia, construída em arco de tijolos e de forma
artesanal, encontra-se em ruínas e destruída em mais de sua metade pela ação das águas
do Maruhy, a espera pela demolição do tempo.
Contos
que conto
Quem conta um
conto, aumenta um ponto . º
-dito popular-
Texto:
Gilberto J. Machado
Historiador
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