sexta-feira, 5 de abril de 2013

JARAGUÁ NO BOI DE MAMÃO?
3      
Certas lendas do folclore, indicam que podem ter surgido pelo dito popular de forma equivocada na pronúncia de uma palavra no seio quem as criou, ou então, pelo não entendimento do significado do nosso valioso português.
A partir daí, o apelido passa à ser falado e a figura apreciada por todos os seguidores da brincadeira nos ensaios e apresentações, na comunidade, sem que, haja o interesse no saber.
Se esse interesse, não há, o tempo dificulta a explicação de quem procura saber e daqueles que poderiam explicar, resultando  a posteriori, conjecturas que faz a história ou estória de nosso folclore.
Se não, vejamos: O nome jaraguá, personagem de um desengonçado filhote da bernúncia, introduzido num famoso boi de mamão da Ilha de Santa Catarina, sugere o preâmbulo.

Jaraguá - erva de até 2 m (Hyparrhenia rufa) da fam. das gramíneas, com inflorescências de cor ferrugínea, nativa de regiões tropicais da África e muito cultivada, esp. no Brasil, como uma das principais forragens para bovinos; capim-jaraguá, provisório

Jaguára - regionalismo: Paraná, Rio Grande do Sul, também em Santa Catarina. Uso: pejorativo.
cão ordinário; jaguaraíva
       Uso: pejorativo.

E lá está a figura do jaraguá, alegrando a todos no boi de mamão, coisa linda de se ver. De onde veio, se sabe, é coisa nossa. Quem apelidou, não se sabe, dizem os folcloristas.
 Mais tarde, dirão os pesquizadores, isso é veio popular.

Contos que conto
Quem conta um conto, aumenta um ponto  .  º
              -dito popular-                                          
Texto: Gilberto J. Machado
                   Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário